MURAL DO MÊS DE ABRIL
As professoras, Cleusa Pereira e Iorlanda Modena, são as responsáveis pela organização do Mural do mês de abril. O tema não poderia ser melhor escolhido, uma homenagem a Monteiro Lobato, um ícone da Literatura Infantil.

ZONA URBANA E ZONA RURAL
Diferenciar a Zona Urbana da Zona Rural, esse foi o objetivo proposto pela professora do 4º ano, Simone Cecconello. Através de informações, pesquisas, cartazes, releituras e maquetes, os alunos conseguiram perceber a diferença entre um lugar e outro. Após um extenso estudo sobre o assunto, foram trocadas idéias. Também foram feitos painéis com fotográfias, inclusive de pais, avós e parentes que trabalharam na colônia (zona rural), assim como recortes de revistas caracterizando a mesma. A zona urbana, também foi caracterizada, através de postais, fotográfias e gravuras.
Na aula de Artes, os alunos mostraram suas habilidades artísticas, diferenciando zona urbana de zona rural. Esse trabalho, realizado pela turma, abriu frentes para muitas disciplinas, que segundo Cleusa Pereira, professora de matemática das séries finais do ensino fundamental, após observar as maquetes expostas no saguão da escola, comentou sobre a possibilidade de trabalhar em matemática com a geometria; espaço em geográfia; cultura em história; organização e redação de texto em português; construção de maquetes, painéis e desenhos em artes, além de inúmeras ramificações possíveis.
O texto que a turma produziu, além dos vários trabalhos, poderão ser vistos a seguir. Esse texto, organizado pelos alunos, é o resultado das informações passadas pela professora e pesquisadas por todos em diferentes fontes de comunicação.
Zona Urbana e Zona Rural
Na zona urbana tem muitas casas, prédios, comércios, indústrias, hotéis e escolas bem próximas umas das outras.
Além disso, o trânsito nas estradas de carros, motos, ônibus e caminhões é intenso. O barulho é imenso.
Na zona urbana, o ar não é puro e a poluição está crescendo cada vez mais.
Quanto maior a cidade, maior a poluição.
Os animais que podem ser criados na cidade são: gato, cachorro e passarinhos que são os mais comuns.
Na zona rural, as casas são afastadas umas das outras.
O trânsito é calmo e o barulho que ouvimos é o canto dos pássaros e o som do vento.
O ar é puro, pois tem mais árvores e plantas.
Na zona rural temos mais variedades de animais, como: vacas, galinhas e outros.
Na zona rural a natureza é bem presente: rios, lagos, árvores...
Releitura através de desenhos para deferenciar a Zona Urbana da Zona Rural

Diferenças percebidas e colocadas no cartaz entre a Zona Urbana e a Zona Rura

Os alunos do 4º ano, dirigidos pela professora Simone, construiram maquetes após o estudo e compreensão feitos em sala de aula através de vários trabalhos vistos anteriormente para assimilar a diferença entre o espaço urbano e espaço rural. As maquetes ficaram maravilhosas. Os alunos conseguiram aprender e a professora Simone atingiu o objetivo ao qual se propunha. Parabéns turminha, continuem assim!